Pesquisadores

O Centro promoverá a sinergia entre pesquisadores, desenvolvedores, especialistas de domínio e de negócios, estabelecendo termos de cooperação entre os atores envolvidos em cada projeto e apoiando todas as fases do seu ciclo de desenvolvimento. 

Pesquisadores principais

Universidade Estadual de Londrina

Bruno Bogaz Zarpelão

UEL

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante o doutorado, passou seis meses como pesquisador visitante no Next Generation Networks and Applications Group (NetGNA) da Universidade da Beira Interior em Portugal. Em 2018, fez pós-doutorado na City, University of London por um período de 12 meses. É professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 2012. Trabalhou como pesquisador no Laboratório de Redes de Comunicações da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP e professor dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação da PUC-Campinas e Sistemas para Internet da PUC-PR. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem Segurança de Redes, Detecção de Intrusões, Security Analytics, e Internet das Coisas.

Daniel dos Santos Kaster

UEL

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2012). Atuou como Professor Visitante/Pós-Doutorado no Grupo de Sistemas de Dados da Universidade de Waterloo, Canadá (2019-2020). Desde 2001 é professor do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina. Membro do Steering Committee da Comissão Especial de Banco de Dados (CEBD) da SBC (2021-2024). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados multimídia e espaço-temporais, indexação e otimização de consultas por similaridade, mineração de dados de trajetórias, recuperação de imagens por conteúdo e limpeza de dados.

Marcelo Giovanetti Canteri

UEL

Pesquisador Bolsista Produtividade do CNPq, Professor Associado do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Gerente Executivo de Projetos do Centro de Inteligência Artificial no Agro (CIA-Agro), Visiting Professor na The Ohio State University (OSU) em 2013. Professor no Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Presidente da Associação Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) nos exercícios 2012-15. Presidente da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Fitopatologia, edição 2014. Membro do Conselho da FAPEAGRO de 2010 a 2015 e 2020 até atualmente. Possui graduação em Agronomia e Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre e Doutor em Fitopatologia pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Realizou parte de sua tese de doutorado na Leibniz Universität Hannover, Alemanha e na University of Florida, Estados Unidos. Executou e coordena projetos nos quais foram captados mais de R$ 2.000.000,00 em recursos de agências de fomento (FINEP, CNPq, Fundação Araucária, CAPES) para as Instituições em que atua. Sócio fundador da Start-Up FitoVision incubada na AINTEC/INTUEL da UEL desde 09/2016. Vice chefe do Departamento de Agronomia da UEL (2018-19). Desenvolve pesquisas na área de Fitopatologia/Epidemiologia, principalmente nos temas: Manejo e controle de doenças, Phakopsora pachyrhizi, meta-análise, sistemas de previsão de doenças, modelos de simulação e fenômica.

Sylvio Barbon Junior

UEL

Sylvio is an Associate Professor at the Department of Engineering and Architecture at the University of Trieste (UNITS), Italy. Currently, he is part of the Machine Learning Lab. Previously, he was the leader of the research group that studies machine learning in the Computer Science Department at the State University of Londrina (UEL), Brazil. He received his BSc degree in Computer Science in 2005, MSc degree in Computational Physics from the University of São Paulo (2007), a degree in Computational Engineering in 2008, and a Ph.D. degree (2011) from IFSC/USP such as the MSc degree. In 2017, he was visiting researcher at the University of Modena and Reggio Emilia (Italy) working on multispectral analysis and machine learning. Still, in 2017, he was visiting researcher at Universita Degli Studi Di Milano (Italy) focused on Data Stream and Process Mining. He is currently a professor in postgraduate and graduate programs. His research interests include Computer Vision, Pattern Recognition, and Machine Learning. Currently, focusing on Meta-LearningStream Mining, and Process Mining.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Eduardo H. Monteiro Pena

UTFPR

Doutor em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2020. Pesquisador visitante na instituição Hasso Plattner Institute (Digital Engineering Fakultät) em 2018. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2011. Mestre em Ciência da Computação pela mesma instituição de ensino em 2014. Desde 2015 atua como Professor do Magistério Federal na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Toledo. Possui experiência no campo da Ciência da Computação com pesquisas desenvolvidas em redes de computadores e banco de dados. Atualmente, sua área de pesquisa está concentrada principalmente em sistemas de bancos de dados: qualidade de dados; caracterização de dados; processamento de consultas; sistemas de armazenamento e gerenciamento de dados distribuídos.

Fabrício Martins Lopes

UTFPR

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (1998) e Especialização em Análise de Sistemas (2000) pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, Mestrado em Informática (2003) pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Bioinformática (2011) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atua principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, bioinformática e processamento de imagens. Orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática (PPGBIOINFO) – mestrado, Programa de Pós-Graduação Associado em Bioinformática (PPGAB) – doutorado e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) – Mestrado Profissional. Membro eleito da diretoria executiva da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional – AB3C (2017-atual). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária.

Natássya Floro da Silva

UTFPR

Atualmente é Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Computação (DACOM) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Informáticada (PPGI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do Câmpus Cornélio Procópio. Possui título de doutora pela Universidade de São Paulo (2018) e graduação em Engenharia da Computação pela Universidade de São Paulo (2011). Dispõe de experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Criptografia, Sistemas Embarcados Críticos, Veículos Autônomos Não-Tripulados, Controle, Navegação e Fusão de Dados. Realizou um estágio de pesquisa no exterior durante o período de abril de 2014 a abril de 2015 na University of Sydney em Sydney, Australia, na área de Robótica e Fusão de Dados.

Pesquisadores Colaboradores

Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná

Anderson de Toledo

IDR-PR

Engenheiro Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Mestre em Agronomia (Ciência do Solo) e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. É Pesquisador da Área de Engenharia Agrícola do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR desde 2010. Tem experiência na área de Máquinas e Mecanização Agrícola, Projeto de Máquinas Agrícolas – Simulação Dinâmica e Análise de Elementos Finitos, Agricultura de Precisão, Geoestatística, Controle Estatístico de Qualidade aplicado à Agricultura e Agricultura Digital. Participou de capacitações complementares nas áreas de Liderança e Gestão de Equipes, Gerenciamento de Projetos e Processos e Gestão Pública. Durante o período de 2015 a 2018 exerceu a função de Assessor do Diretor de Pesquisa do IAPAR. Atualmente exerce a função de Gerente Estadual de Inovação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR-Paraná). Colabora como Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio – FAPEAGRO e como Diretor de Relações Públicas da Associação Brasileira dos Engenheiros Agrícolas – ABEAG. Também é gestor dos sites MECANIZA.ORG e AGRICULTURA.TECH onde publica artigos e informações sobre Pesquisa em Mecanização Agrícola, Inovação e Tecnologia aplicada à Agricultura.

Edivan José Possamai

IDR-PR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004) e mestrado em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012). Atualmente é engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná ? Iapar-Emater e atua como Gestor Estadual do Projeto Grãos Sustentável e doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, manejo de solo e água, microbacias hidrográficas, grãos e integração lavoura pecuária.

Hevandro Delalibera

IDR-PR

Engenheiro Agrônomo com experiência na área de máquinas, mecanização agrícola, energia na agricultura, agricultura de precisão, instrumentação e automação aplicada a agricultura. Atuando nos temas: Avaliação de óleos vegetais aplicados como combustível em motores Diesel; Propriedades termomecânicas de material vegetal; Eficiência de extração de óleos vegetais por processos mecânicos; Projeto mecânico e avaliação de máquinas agrícolas; Sistemas para analise e gestão de máquinas agrícolas.

Luciano Soler

IDR-PR

Engenheiro da Computação, Especialista em Engenharia de Software e Mestre em Ciências da Computação. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação. Atua também como Agente de Ciência e Tecnologia na área de Tecnologia da Informação. Tem experiência na área de análise e projeto de sistemas computacionais, programação para internet e para dispositivos móveis.

Pablo Ricardo Nitsche

IDR-PR

Graduado em ENGENHARIA AGRICOLA pela UFV – Universidade Federal de Viçosa em 1994, MESTRE em Engenharia Agrícola pela mesma instituição em 1997 e DOUTOR em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL em 2020. Foi professor e coordenador do curso de Engenharia Ambiental até 2012. Atualmente é pesquisador do IDR-PARANA – Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, na área de Agrometeorologia, com trabalhos em climatologia agrícola, mudanças climáticas, relações solo-planta-atmosfera e sistemas integrados.

Embrapa Soja

Alvadi Balbinot

Embrapa Soja

Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1999), mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2002), doutor em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2007) e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo – USP (2021). Foi pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) por oito anos e chefe da Estação Experimental de Canoinhas por três anos. Também atuou como professor no curso de Agronomia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e Medicina Veterinária da Universidade do Contestado (UnC). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA SOJA), atuando como Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento. Foi Chefe de Transferência de Tecnologia na Embrapa Soja. Tem desenvolvido projetos de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia em parceria com cooperativas agropecuárias, universidades e empresas privadas. É membro do Comitê de Publicações, do Comitê Técnico Interno e do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Embrapa Soja. É revisor de 20 periódicos científicos e analisa projetos para o CNPq e Embrapa. É bolsista de produtividade nível 1D do CNPq. Tem experiência nas áreas de manejo das culturas de soja e milho; integração lavoura-pecuária; diversificação de modelos de produção e transferência de tecnologia. Possui mais de 250 publicações (artigos científicos, livros, capítulos de livros, relatórios técnicos) nestas linhas de pesquisa e já gerou mais de 10 práticas/processos inovadores para o agronegócio brasileiro.

Claudine Dinali Santos Seixas

Embrapa Soja

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atuou como docente do curso de Agronomia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de 2002 a 2004, onde ministrou as disciplinas de Fitopatologia, Agroecologia e Fitotecnia I. Atualmente é Pesquisadora da EMBRAPA Soja, onde é curadora da Coleção de Microrganismos de Interesse para a Agropecuária (CMES). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etiologia e manejo alternativo de doenças.

Fernando Augusto Henning

Embrapa Soja

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Concluiu o doutorado no programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas (2010). Trabalhou na DuPont do Brasil, divisão Pioneer Sementes, desempenhando a função de pesquisador senior. Atualmente é pesquisador A da EMBRAPA Soja desenvolvendo atividades juntamente a equipe de sementes e biotecnologia.

Rafael Soares

Embrapa Soja

O Dr. Rafael Moreira Soares possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1994), mestrado (em 1997) e doutorado (em 2001) em Agronomia na área de Proteção de Plantas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Trabalhou na Fundação de Pesquisa Agropecuária do RS (Fepagro) entre os anos de 2002 e 2004, e desde 2004 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente na realização de pesquisas para o manejo de doenças da cultura soja (Glycine max), com foco no desenvolvimento de cultivares resistentes à doenças e pulverização para o controle químico de doenças.

Fundações de Pesquisa

Lucas Henrique Fantin

Fundação Chapadão

Engenheiro agrônomo, Mestre em Agronomia com ênfase em Fitopatologia/Epidemiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Estatística com ênfase em Pesquisa Quantitativa (UEL). A. Doutorado com período sanduíche em Rothamsted research, Harpenden- UK, departamento de Biointeractions and crop protection. tuação nas seguintes linhas de pesquisa: Modelos matemáticos de simulação de resistência de fungos fitopatogênicos, epidemiologia e metanálise. Atualmente é Gerente de Pesquisa e Pesquisador em fitopatologia na Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Chapadão (Fundação Chapadão).

Rodrigo Yoiti Tsukahara

Fundação ABC

Possui graduação em Agronomia (2002), mestrado (2004) e doutorado em Fitotecnia (2016) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Pesquisador em Agrometeorologia na Fundação ABC – Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário. Tem experiência em Agrometeorologia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: climatologia, agrometeorologia (água no solo, doenças em plantas, insetos e plantas daninhas, produtividade e qualidade de grãos), meteorologia, instrumentação agrometeorológica, sensoriamento remoto, sistemas de suporte à decisão, experimentação agrícola, estatística e modelagem, geoestatística.